O que é e para que serve
Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Como elaborar um plano de Negócio?
Ao descrever o projeto, faça um breve relato das principais características dele. Mencione:
O que é o negócio;
Quais os principais produtos e/ou serviços;
Quem serão seus principais clientes;
Onde será localizada a empresa;
O montante de capital a ser investido;
Qual será o faturamento mensal;
Que lucro espera obter do negócio;
Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
Plano de Marketing
Como conhecer e conquistar clientes. você deve fazer uma breve descrição dos principais itens que serão vendidos pela empresa ou dos serviços que serão prestados. Informe quais as linhas de produtos,
especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, rótulo, marca, etc.
Se necessário, fotografe esses produtos e coloque as fotos como documentação de apoio ao final do seu plano de negócio. No caso de uma empresa de serviços, você deve
informar todos os serviços que serão prestados, suas características e as garantias oferecidas.
Lembre-se de que a qualidade de um produto é a qualidade que o consumidor enxerga. Na hora de melhorar um produto ou um serviço, pense sempre no ponto de vista do cliente.
Avaliação do Plano de Negócio
O Plano de Negócio desenvolvido por você é um valioso instrumento de planejamento. Por
ser o seu mapa de percurso, ele deve ser consultado a todo instante e acompanhado permanentemente.
Avalie cada uma das informações encontradas por você. Lembre-se de que o plano de negócio tem por objetivo ajudá-lo a responder à pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
Saiba que o mundo e o mercado estão sujeitos a várias mudanças. A cada dia surgem novas oportunidades e ameaças. Assim sendo, procure adaptar seu planejamento às novas realidades. É por este motivo que um plano de negócio é “feito a lápis”, para que possa ser corrigido, alterado e ajustado ao longo do caminho.
Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode
ser evitado. O plano de negócio, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá auxiliá-lo a tomar decisões mais acertadas, assim como a não se desviar de seus objetivos.
http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/90790DC06383839F03256FAA006CB0AD/$File/NT000A44AE.pdf